a macrobiótica

 

 

A Macrobiótica é um estilo de vida que tem como objectivo último ajudar-nos a desenvolver o nosso potencial humano, ao seguirmos as leis da natureza dum ponto de vista biológico (através da alimentação), ecológico (fazendo escolhas diárias que contribuem para uma melhor qualidade de vida ambiental), social e espiritual (tratando os outros com amor e compaixão e assumindo a nossa responsabilidade como um pequeno elo numa vasta cadeia de seres e fenómenos).

 

A origem da palavra é grega, macro – grande – e bio – vida e não significa apenas grande vida mas também a capacidade de vivermos a vida duma forma grandiosa e magnífica. A alimentação, essencial, dá-nos a base biológica, a saúde em todo o seu esplendor e a sensibilidade para com o meio que nos rodeia. Nós somos literalmente o que comemos: os alimentos criam o nosso sangue, o sangue nutre as células, os órgãos, o cérebro. Sem alimentos a vida não é possível.

as 5 transformações

 

 

O princípio filosófico baseado em tradições milenares que explicam a concepção do Mundo como um acumular de fenómenos energéticos, crendo que o Universo se rege por duas forças antagónicas e complementares. Estas duas forças estão em permanente movimento, uma com tendência para a expansão, a outra com tendência para a a contracção. A saúde e harmonia do corpo, mente e espírito depende do equilíbrio entre estas duas forças. Yin e Yang na tradição oriental, o Pai Celestial e a Mãe Terra no Cristianismo.

árvore,

é o movimento expansivo e ascendente relacionado com a paciência, a tolerância, o altruísmo e a generosidade. A cor é o verde, a estação correspondente é a Primavera, o sabor é o ácido, o sentido a visão e os órgãos principais por ela regidos o Fígado e a Vesícula.

Fogo,

é o estágio de maior expansão relacionado com a alegria, intuição, lucidez e riso. A cor é o vermelho a estação correspondente é o Verão, o sabor é o amargo, o sentido o tacto e os órgãos por ele regido o Coração e o Intestino Delgado.

Solo,

esta é uma energia em estado semi-condensado e relaciona-se com a capacidade organizativa, simpatia, sentido prático da vida e optimismo. As cores dominantes são o amarelo e os tons terra. A estação correspondente é o Fim de Verão, o sabor é o doce e os órgãos principais por ela regidos são o Estômago, o Baço e o Pâncreas.

Metal,

representa o mundo mineral na Natureza, é a energia da reunião, do desapêgo, do entusiasmo e da depuração. A cor dominante é o branco e a estação correspondente o Outono. O sabor é o picante e os órgãos principais regidos por este estágio energético são os Pulmões e o Intestino Grosso.

Água,

é o estágio de fusão, a energia flutuante relacionada com a vontade, o sentido de vida e a capacidade de adaptação. As cores dominantes são as escuras e a estação correspondente o Inverno. O sabor é o salgado e os órgãos principais regidos ela são os Rins e a Bexiga.

os princípios e valores

 

 

Os seguintes princípios e valores baseiam-se nos escritos do início do séc. XX do filósofo George Ohsawa. A sua e a nossa intenção é criar saúde a nível individual e global, felicidade, paz, ecologia, consciência social e um estilo de vida produtivo.

o estilo de vida

 

 

gratidão

 

Desenvolver amor pela vida, aproveitar ao máximo cada momento e ser grato por tudo o que acontece, seja positivo ou negativo. Tudo é uma oportunidade de crescimento.

 

 

um grão, mil grãos

 

Na Natureza, uma semente transforma-se numa planta que produz muitas sementes, devolvendo e aumentando. Esta é uma metáfora para agir continuamente com generosidade para com os outros em todos os aspectos da vida, devolvendo assim mais do que você recebe.

 

 

valores

 

Aprender a aceitar as pessoas como elas são e apreciar a jornada de vida de cada pessoa. Ter relacionamentos honestos e positivos que preencham a ética e os valores da vida.

 

 

tudo muda

 

Ao abraçar a mudança, o ser humano desenvolve-se. Viver segundo a macrobiótica é uma forma de criar mudanças benéficas na vida, evoluindo através de cada experiência à medida que o mundo muda.

a saúde

 

 

7 condições para viver com saúde

 

1. Vitalidade;

2. Apetite por alimentos naturais e pela vida;

3. Sono regenerador;

4. Boa memória;

5. Aparência agradável e alegre;

6. Pensamento e acções claros;

7. Honestidade a apreciação.

 

 

auto-reflexão

 

Desenvolver a capacidade de olhar a vida a partir da perspectiva maior dum lugar mais objectivo e sem julgamento. Viver com autoconsciência pode orientar cada um no caminho da saúde.

 

 

intuição

 

Uma parte integrante do processo de criar saúde baseia-se num conhecimento interior que vem de uma conexão directa com a Natureza e espiritual.

 

 

autonomia individual

 

A capacidade de influenciar a sua própria vida e saúde é um dos primeiros passos para se fortalecer, ao adoptar uma abordagem criativa e construtiva da vida.

a ecologia e a alimentação

 

 

o corpo e a Natureza são Um

 

O que fazemos ao meio ambiente afecta-nos. Os alimentos e o acto de respirar são a forma como nos conectamos directamente com a Natureza. Através de refeições em horários regulares, de sono regenerador e exercício diário, realinhamo-nos com os ciclos sazonais da Natureza todos os dias.

 

 

alimentação

 

Horários de refeição consistentes e comer acompanhado promovem a saúde. Uma dieta macrobiótica baseia-se na combinação de alimentos tradicionais saudáveis, incluindo vegetais frescos, grãos integrais ou seus sub-produtos, leguminosas, fruta, oleaginosas, sementes, alimentos fermentados, ervas aromáticas, temperos, algas e chás. Cada pessoa é única e pode descobrir o melhor alimento para a sua condição através da macrobiótica. Muitos desenvolvem o veganismo e outros optam por incluir algum alimento de origem animal. A macrobiótica é uma abordagem aberta, flexível e adaptável.

 

 

princípios na escolha dos alimentos

 

Preferir alimentos locais ou provenientes de uma região climática semelhante. Favorecer alimentos perecíveis de preferência biológicos ou com o mínimo de aditivos químicos possível.

 

 

preparação

 

Usar métodos culinários e de preservação o mais natural possível de forma a realçar o sabor natural do alimento e retenção das respectivas propriedades nutricionais. Cozinhar é uma habilidade que pode trazer maior satisfação sensorial e emocional a uma refeição.

a adaptabilidade

 

 

ordem do Universo

 

Descreve a maneira tudo acontece numa progressão lógica através de sete estágios. Este processo forma a base filosófica da Macrobiótica.

 

 

polaridade universal do yin-yang

 

Ilustra a unidade e diversidade de todos os fenómenos, conexões e direcção relativa de todas as coisas. Yin ou Yang não podem existir ou ser definidos sem o outro. Eles são termos relativos em que as coisas são mais Yin ou mais Yang em relação a outra coisa. Opostos, como dia e noite, completam e mudam um para o outro.

 

 

5 transformações

 

Fases de mudança baseadas em épocas do dia e estações do ano. Estágios no movimento do Yin e Yang, o seu estudo ajuda a criar maior discernimento e consciência no consumo diário de alimentos, na saúde, nas decisões e escolhas de estilo de vida.

o pensamento

 

 

viver com curiosidade

 

Aprender a pensar por si. Viver à luz da Macrobiótica inclui fazer perguntas e desenvolver a curiosidade de forma a explorar a vida mais profundamente. Viver com uma mente de principiante, aberta a novas ideias. Não há como experimentar por si mesmo. Estudar culturas tradicionais que tenham alcançado saúde, longevidade e harmonia com o meio ambiente.

 

 

sete estágios da consciência

 

Estágios inatos humanos, são o amor físico, sensorial, emocional, intelectual, social, filosófico e universal. Guias úteis para a auto-reflexão à medida que crescemos e nos desenvolvemos.

autores

 

Simon Brown, Carl Ferre, Anna Mackenzie, Isabel Moreno, Denny Waxman