teresa mizon

wellness consultant

De Lisboa, diplomada em gestão hoteleira pelo American Hotel and Motel Association, foi na adolescência vivida na África do Sul que nasceu a convicção de que Somos o que Comemos e uma paixão pelo Orientalismo. Na Madeira, a par duma carreira na área da produção radiofónica e televisiva estudou várias terapias complementares e cumpriu o sonho de variadas viagens ao Oriente. Ao completar o Curso Curricular de Macrobiótica (3 anos) no Instituto de Macrobiótica de Portugal e a Especialização em Aconselhamento e Comunicação do I. M. P., não hesitou nem um minuto em dedicar-se a tempo inteiro à Macrobiótica.

 

Promove workshops de culinária, consultas de orientação alimentar e estilo de vida. Foi consultora e coordenadora do departamento de Macrobiótica da Sha Welness Clinic em Alicante, Espanha. Com uma passagem por Moçambique, foi aí que escolheu o Alentejo para viver e em 2018 cumprir o sonho de fundar a Casa da Cumeada com a visão de vir a ser um pólo de auto-desenvolvimento, de saúde e bem estar.

valores

 

Servir com paixão e responsabilidade a saúde e bem estar de cada um. Reaprender a sabedoria de épocas passadas: viver segundo as leis da Natureza, apreciar o nosso território, reutilizar, respeitar o meio natural e envolvente. Pensar globalmente, agir localmente.

 

 

visão

 

A visão da Casa da Cumeada é ser reconhecida como um pólo de auto-desenvolvimento, de saúde e bem estar.

 

 

missão

 

Regenerar e reequilibrar a saúde e o bem estar à luz dos princípios milenares da Macrobiótica, através da alimentação natural (de origem vegetal) aliada a terapias naturais. Gerar consciência e alteração de estilos de vida de forma sustentável pelos caminhos de uma abordagem integrada e pedagógica.

a história

 

 

Situada na aldeia da Cumeada a 5 km de Reguengos de Monsaraz, a Casa nasceu em 1952 pela mão do Ti Canhão (Domingos Rodrigues Canhão). Homem íntegro, amante da casa, das árvores que aqui plantou e dos animais que aqui criou. Na aldeia ficou a memória das quadras com que brindava os parceiros da bisca e do copito e o seu prazer em sentar-se no beiral da porta em dias de chuva. Já neste século por aqui passaram dias felizes de uma família que deu início à reconstrução da Casa, espaço adornado com a criatividade de Leonor Rebello de Andrade. Tanto na traça rústica ou nas árvores que se mantém, como em azulejos pintados à mão ou na paz e sossêgo impressa em cimento, a memória de ambos continua viva. Hoje, com o máximo aproveitamento de materiais existentes, a Casa renasce dando novas leituras a objectos com estórias e criando novos espaços de crescimento. A horta biológica ainda infantil, faz as honras do espaço exterior.

fotografias por Spherical & Teresa Mizon

o meio envolvente

 

 

Na Cumeada situa-se a Sede da Reserva Dark Sky Alqueva, a 5km de Reguengos de Monsaraz e a 3km da aldeia ribeirinha do Alqueva, Campinho. Integrada na vasta zona de paisagem limítrofe do Lago do Alqueva, a aldeia é um local tranquilo e central para quem desejar descobrir o rico património etnográfico e cultural circundante (Herdade do Esporão, S. Pedro do Corval, Monsaraz, etc), praticar actividades como passeios a pé e/ ou de bicicleta, náuticas, observação dos céus, equitação, etc.

fotografias por Spherical, Carlos Soares & Teresa Mizon

o jardim

 

 

O espaço exterior veste-se de um jardim comestível. A oliveira, o limoeiro, a laranjeira, o diospireiro e outras árvores de fruto acompanham a horta onde são plantadas uma variedade de ervas aromáticas e produtos da estação para consumo na Casa.

a alimentação

 

 

Na Casa valorizamos as maravilhas mais simples da vida! O prazer de servir e de cuidar passa pelo que mais importa: refeições que alimentam o corpo e a alma sem açúcares refinados, sem demasiado sal ou gordura, sem produtos de origem animal. Damos-lhe as boas-vindas ao mundo vasto e delicioso das leguminosas, dos vegetais frescos e biológicos, dos cereais integrais, das algas e dos condimentos que mais alegram o paladar. É na cozinha, com enorme prazer, que nutrimos o apetite pela alegria de o servir com saber, saúde e sabor.

fotografias por Teresa Mizon